segunda-feira, 30 de março de 2009

Piú bella ROMA

A Praça de São Pedro... é inevitável!
*
Como o prometido é devido, cá estou a dar conta daquela outra ROMA que continua a ser a Cidade Eterna, a cidade monumental de uma história rica e ímpar... talvez capaz de enfileirar com Atenas, o Cairo, Jerusalém ou Pequim, naquilo que à história respeita, apesar de apenas Roma e Atenas terem em si o espírito de um Trajano, um Nero, um César Augusto, um Tibério ou um Calígula, no que respeita aos romanos, ou a Péricles... e todos os sábios da antiguidade grega como foram Platão, Eurípides, Sófocles, Arquímedes e todas as "estrelas" da imensa constelação de pensadores Gregos.
Roma é a capital de Itália e certamente uma das mais importantes cidades da Europa. É um local carregado de história, que nos é contada pelos vários monumentos bastante bem conservados e que atraem milhares de turistas vindos de todas as partes do mundo, durante todo o ano.
Conta-se que a cidade foi fundada em 753 a. C. pelos irmãos Romulo e Remo. Segundo reza a mitologia romana, estes teriam sido criados por uma loba, entretanto a história tem um final trágico, quando um deles mata o próprio irmão.
A cidade é bem receptiva aos turistas. Não se devem perder os passeios pelos principais monumentos da humanidade: o Coliseu, o Fórum Romano, a via Sacra, etc. Há guias bastante profissionais, que gostam de contar a história destes monumentos e nos fazem pensar que tudo terá acontecido no mês passado.
Castelo de Sant'Angelo
*
No interior da cidade vamos encontrar o estado do Vaticano, onde se situa a residência oficial do Papa. É uma das cidades com maior importância do contexto da História mundial, sendo um dos símbolos máximos da civilização europeia. Conserva inúmeras ruínas e monumentos na parte mais antiga da cidade, especialmente representativos da época do Império Romano, e do Renascimento, movimento cultural que nasceu em Itália.
A área metropolitana
tem aproximadamente 2.546.804 habitantes (2001) e estende-se por uma área de 1.285 km2, sendo a densidade populacional de 1.981 hab/km², o que a torna "apenas" na maior cidade de Itália.
Roma poderá ter perdido o seu Império, mas não a sua enorme majestade
. Detentora de uma colossal bagagem cultural, é um dos grandes pólos de atracção turística internacional. Mas não é sómente do seu passado que vive a Cidade Eterna.
Ela é, ainda, um grande centro de referência no que concerne à moda e à culinária, afamadas em todo o mundo.
Assim, não é apenas por se ter constituído um grande império que os romanos se orgulham daquilo que é sua cidade, tal como não é sómente para se deslumbrar com a Roma Antiga que para lá afluem cidadãos de todo o mundo (como se, ainda hoje, todos os caminhos fossem dar a Roma), mas será também pelo dinamismo que sabem imprimir à programação de eventos. Em determinados períodos do ano, realizam-se em Roma grandes festivais, que atraem à cidade muitos milhares de pessoas, principalmente jovens.
Durante o período régio
, nomeadamente no século VI a.C., um período de grande prosperidade para a cidade sob influência etrusca, realizaram-se importantes obras públicas no Templo de Júpiter, no Capitólio, o santuário arcaico da área de San Omobono, ou na construção da Cloaca Máxima (um dos primeiros sistemas de esgotos alguma vez construídos) que muito iria permitir a bonificação da área do Fórum Romano e a sua primeira pavimentação.
Passear pela Via Ápia ou pela Via Venetto é um excelente exercício, capaz de nos fazer gravar no coração a jóia que é e será sempre "la piú bella Roma".
Arriverdecci.

Sem comentários: