sábado, 14 de março de 2009

PARIS... CIDADE LUZ

Notre Dame - Ile de France - Paris
Paris é a capital e a maior cidade de França, ao mesmo tempo que é capital da região administrativa de Ile-de-France, na bacia parisiense. A cidade é atravessada pelo rio Sena e é a segunda maior metrópole da Europa, sendo apenas menos populosa que a capital da Rússia. É a maior cidade francófona do mundos e tem uma área metropolitana com aproximadamente 12 milhões de habitantes..
A cidade é conhecida mundialmente como Cidade Luz, certamente porque terá sido uma das primeiras a utilizar a iluminação pública.
É uma das principais cidades turísticas do mundo. A cidade encanta quem a visita pela beleza da sua exuberante arquitectura, das suas perspectivas urbanas e das suas avenidas e os seus muitos museus, entre os quais se destaca o Louvre.
As margens do rio Sena, em Paris, foram inscritas na lista do Património Mundial da UNESCO, no ano de 1991.
Sendo a capital de um império que se estendeu sobre os cinco continentes, Paris continua a deter uma forte posição no cenário mundial, sendo ainda considerada a capital do mundo francófono.
Paris é um gigantesco pólo comercial, industrial, financeiro e turístico, o que tornou a cidade num dos maiores centros de transportes do mundo.
Paris deve o seu nome ao povo gaulês, os Parisii. A palavra Paris sofreu transfor
mações através dos tempos do latin Civitas Parisiorum (ou a Cité des Parisii), designação que tinha Lutécia.
A origem do nome Parisii não é conhecida, com certeza. Pode ser derivada da palavra gauluesa kwar (pedreira), pela referência às numerosas pedreiras que existiam na região parisiense.
Paris vem sendo ocupada pelo homem há, pelo menos, 40.000 anos, como dão testemunho os vários achados de utensílios de pedra talhada, nas margens do rio Sena.
As mais espetaculares descobertas arqueológicas foram feitas no 12e arrondissement, em 1991, onde se encontraram vestígios que atestam a mais velha ocupação humana sobre o território de Paris. Em Bercy, foram descobertos traços de uma vila do período chasséenne (entre 4000 e 3800 a.C.).
No ano de 52 a.C., os romanos fundaram uma cidade no mesmo lugar onde existiu a aldeia dos parisii e expandiram-na para ambas as margens do rio Sena, chamando-a de Lutécia. A cidade galo-romana cresceu, nos séculos seguintes, tornando-se próspera e foram construídos ali palácios, um forum, um teatro e um anfiteatro.
No século XIX, Paris sofreu os efeitos nefastos de duas epidemias de cólera, uma em 1832 e a outra em 1849. Também sofreu com a Guerra Franco-Prussiana, entre 1870 e 1871. Em 1871, instalou-se na cidade a Comuna de Paris.
Em 1889, realizou-se em Paris a Exposição Universal, sendo nessa altura construída a celebrada Torre Eiffel. Um ano após foi inaugurada a primeira linha do Metro de Paris. I Guerra Mundial, foi Paris foi ocupada pela Alemanha Nazi.
Essa ocupação começou em junho de 1940, terminando
apenas em agosto de 1944
.
Paris do pós-guerra desenvolveu-se rapidamente. O subúrbio expandiu-se consideravelmente e foi criada o distrito financeiro La défense.
Em 1968, Paris foi o cenário de várias revoltas estudantis, muitas com os manifestantes a aderiram a causas da esquerda, como o comunismo ou o anarquismo. Estes eventos vieram a tornar-se conhecidos por "Maio Francês" e são considerados como um dos capítulos históricos de maior destaque do pós-guerra.

Sem comentários: