sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Lisboa... que coisa boa!

"Cheira bem... cheira a Lisboa!"
*
Muitos séculos atrás terá acontecido algo de idílico nas colinas, perto de um rio que se cruzava com o Oceano Atlântico.
Reza a lenda que Lisboa foi fundada por Ulisses, numa das suas viagens, mas a arqueologia vem provando que a cidade já seria povoada no Neolítico e as marcas de um dos primeiros "habitantes" da região – os dinossauros – ainda se mantêm, até hoje.
Lisboa é a capital de Portugal e está localizada na margem norte do estuário do rio Tejo, que desagua no Oceano Atlântico. É a cidade situada mais a oeste de toda a Europa Continental e fica, mais ou menos, no centro do país, a uma distância de 300 km do Algarve, a sul, e a 400 km da fronteira norte com Espanha, tendo, aproximadamente, 600.000 habitantes. No entanto, se incluídas as várias cidades satélite situadas ao seu redor, a população da grande Lisboa aumenta para, aproximadamente, 2.6 milhões de pessoas.
Lisboa é a maior cidade portuguesa e o centro cultural, administrativo, comercial e industrial do país.
A capital de Portugal foi construída sobre sete colinas, com vista para o Rio Tejo, a alma da cidade.
Espalhada na margem direita do enorme estuário do Tejo, Lisboa – a musa inspiradora das grandes descobertas marítimas – mantém um olhar orgulhoso sobre o Oceano Atlântico.
As memórias de uma idade gloriosa – quando Lisboa se tornou a capital do reino e um dos mais famosos e cosmopolitas centros da Europa do século XVI, com o qual até a riqueza de Veneza foi incapaz de competir – estão gravadas em pedra na Torre de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos ou no Padrão dos Descobrimentos, monumentos que têm perpetuado a memória desse período e que têm sido classificados como exemplos de património mundial.
A leste, a cidade mostra-se uma capital mais modernizada, mais renovada, conforme fica expresso na arquitectura do local onde foi realizada a EXPO ’98, a última grande exposição mundial do século XX, conhecido como Parque das Nações.
Na parte mais antiga da cidade, as ruas são bastante estreitas e sinuosas. No entanto, na zona mais recente de Lisboa (a parte mais baixa da cidade teve de ser quase completamente reconstruída, depois do terramoto de 1755) vêem-se ruas direitas, amplas, as avenidas ladeadas por árvores, belíssimas praças e enormes jardins públicos.
Tanto no centro como nos arredores de Lisboa é possível encontrar-se uma paisagem variada: praias, planícies, montanhas e áreas de interesse histórico. É possível apreciar mais de 20 séculos de história e um vasto património que Lisboa vem partilhando com os seus habitantes desde 1147, data em que D. Afonso Henriques conquistou a cidade aos Mouros.
Numa primeira notícia sobre Lisboa, apenas pretendo deixar um pouco de água na boca de quem me lê, pois tenho o secreto desejo de que vos possa colocar na mente a vontade de conhecer a cidade do Fado, dos Santos Populares, dos craveiros nas janelas, dos manjericos... das saudades que sentimos quando passamos o Tejo!

Sem comentários: