...como o será fazer viagens fantásticas... mesmo à Terra do Pai Natal, lá na longínqua Lapónia, onde vivem as renas mágicas ou os gnomos ajudantes do bom velhinho das barbas brancas !ooo
Impressões do mundo que vou conhecendo...
...como o será fazer viagens fantásticas... mesmo à Terra do Pai Natal, lá na longínqua Lapónia, onde vivem as renas mágicas ou os gnomos ajudantes do bom velhinho das barbas brancas !
Há a convicção de que Andorra, Suíça, Áustria, França e aí por diante são únicos quando se trata de encontrar uma pista capaz de nos deixar ir ao encontro do sonho deslizando na neve, a fazer fé naquilo que se vai ouvindo aos amantes dos desportos de Inverno... e é muito acertado que se pense em grande no que respeita à neve, porque os mantos que costumam cobrir as nossas serras são p0r demais insignificantes nessa matéria. Não chegam para que se possa fazer uma competição, por mais simples que esta seja!
Bem... não quero dizer que não haja momentos em que pensamos estar nas maravilhosas estâncias de sky de Innsbruck ou Saint Anton, como é o caso este ano, uma vez que parece que o céu resolveu fazer uma surpresa aos portugueses e presenteou o nosso país com uma queda de neve impressionante, que veio dar mais beleza a tudo o que nos rodeia... mas também veio trazer frio que chegue para uma casa de família!
Como postal de Boas Festas natalícias, é sempre bonito mandar aos Amigos uma paisagem nevada que nos diga algo, que possa dizer-lhes quanto é bonito o nosso País em qualquer época do ano, com sol ou com neve! Bom seria que o nosso departamento nacional de Turismo desse a conhecer ao mundo as nossas maravilhas sem ser através de eleições de cariz mais partidarizado que real, pois os nossos visitantes não são trouxas e sabem bem aquilo que é belo e o que é apenas... propaganda.

Pouco se pode dizer sobre a história de Paris anterior à ocupação romana, mas sabe-se que era habitada desde os tempos da pré-história e que o nome deriva da última tribo gaulesa a habitar a região, que eram os Parisii.
As margens do Sena que banham Paris foram classificadas e inscritas na lista do Património Mundial da UNESCO, desde, 1991.
Ao visitar Paris, aprecie-se a arte dos artistas que nos deliciam com as maravilhosas obras pintadas na rua. Em Montmartre, a Place du Tertrê é uma autêntica escola de Belas Artes aberta a todos aqueles que se sintam motivados para a pintura.
Para quem gosta da noite... Paris vai surpreender pela qualidade da oferta que nela se vai encontrar. O Olympia, o Lido, o Moulin Gouge, o Pigalle, La Opera, o Maxim's oferecem todo um mundo de deslumbramento e arte, estando à disposição para a satisfação dos mais exigentes gostos.
Cabo Verde, o arquipélago que foi colónia portuguesa, está a dar cartas no campo turístico, pela excelência que ali podemos encontrar paisagística e gastronómicamente, pela exuberância das suas montanhas e a qualidade das suas praias, onde o sol é um convite constante ao gozo das cálidas águas do Atlântico que banham as suas nove ilhas habitadas.
Cada vez mais turistas chegam a Cabo Verde para conhecerem a beleza da paisaigem quase lunar que podem encontrar nas ilhas. Apesar do seu crescimento, Cabo Verde tem-se mantido quase intacto, inalterado.
Os portugueses chegaram a terras de Cabo Verde corria o ano de 1456. Eram ilhas completamente desertas, sem qualquer habitante, que tinham como côr predominante o verde, o que atraiu os navegantes portugueses, que logo pensaram em voltar, o que aconteceu meia dúzia de anos depois, especialmente à Ilha de São Tiago, onde fundaram a Ribeira Grande, que hoje é designada por Cidade Velha. Não havendo nativos, os portugueses levaram para a ilha escravos da costa ocidental de África.

O Parque Nacional de Peneda-Gerês é considerado como único em Portugal. Está situado no extremo nordeste do Minho e faz fronteira com a Galiza, abrange os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real. Tem uma área de 70.292 hectares.
a, que ali chama muitos peregrinos.
O passado traduz-se nos Castelos de Castro Laboreiro e do Lindoso, monumentos megalíticos que são testemunhas da ocupação romana.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês merece a vossa visita... que irá servir para a presevação do mesmo... ao mesmo tempo que irá proporcionar a utilização de umas termas bastante afamadas e procuradas por doentes vindos um pouco de todo o mundo.
É especialmente recomendada para doenças de fígado, pulmões, obesidade, diabetes, colestrol, reumático e outras.
Santuário de Nossa Senhora da Peneda
Quem visita o Gerês, por certo que desejará voltar, pois toda a sua envolvente natural convida a uma visita mais demorada.
A gastronomia local é bastante apreciada.
Peregrinar é um acto de fé. Os Caminhos de Santiago são percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX. São chamados Peregrinos, que deriva do latim "Per Agros", todo "aquele que atravessa os campos". Tem como símbolo uma concha, que normalmente é de vieira, designada localmente como "venera", e é um costume ancestral quando os povos peregrinavam a Finisterra.
A Basílica de Santiago de Compostela é a meta final a atingir no final dos Caminhos de Santiago, cuja história tem doze séculos, quando foram encontrados os restos mortais do Apóstolo São Tiago no local onde hoje fica a cidade de Santiago de Compostela.
A rota dos Caminhos de Santiago une diversas zonas da Europa a Compostela, sendo seguida por milhões de pessoas das mais variadas partes da Europa, sendo o itinerário mais famoso o Caminho Francês, que atravessa o Nordeste de Espanha, mas também os Caminhos vindos de Portugal são bastante importantes, pois ligam o sul de Espanha ao norte atravessando a portuguesa cidade de Chaves
rra.
Os Caminhos de Santiago são um denominador comum da cultura europeia, pelom que, numa Europa que mais que nunca pretende ser forte e coesa, estes itinerários são espaços públicos de convergência e harmonia, que devem ser respeitados e promovidos. 
Eis o símbolo maior do Peregrino de Santiago!
"No deserto viajei de camelo..."
E Marrocos não é só a celebrada Casablanca que conhecemos do filme do mesmo nome, ou Rabat e as suas maravilhas contadas nas mil e uma noites, porque conhecer Marrocos é um convite que se faz sem receio de que se possa arrepender de o fazer.
O mercado de Marraquexe, um dos mais impressionantes de todo o Magreb, é um imenso emaranhado de ruelas - oásis de sombra que quase nos absorvem na sua intimidade. 
objectos a mercar se repartem por cantões especializados.


A Cisjordânia ou Margem Ocidental é um território ocupado por Israel e que é reclamado pela Autoridade Palestiniana e pela Jordânia. Está situado na margem ocidental do Rio Jordão, sendo limitado a leste pela Jordânia, a norte, sul e oeste por Israel.
Há também mais de uma centena desses checkpoints disseminados nas estradas da Cisjordânia e inúmeros controles móveis.
Israel considera os checkpoints indispensáveis para a protecção dos seus cidadãos, tanto em Israel quanto como na Cijordânia, mas eles são uma fonte adicional de conflitos e incidentes graves. Actualmente mais de 2/3 dos palestinianos dispõem de menos de 2 Dólares por dia para a sua sobrevivência.