domingo, 8 de agosto de 2010

OS CAMINHOS DE SAN'TIAGO...

Peregrinar é um acto de fé. Os Caminhos de Santiago são percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX. São chamados Peregrinos, que deriva do latim "Per Agros", todo "aquele que atravessa os campos". Tem como símbolo uma concha, que normalmente é de vieira, designada localmente como "venera", e é um costume ancestral quando os povos peregrinavam a Finisterra.
A Basílica de Santiago de Compostela é a meta final a atingir no final dos Caminhos de Santiago, cuja história tem doze séculos, quando foram encontrados os restos mortais do Apóstolo São Tiago no local onde hoje fica a cidade de Santiago de Compostela.
A rota dos Caminhos de Santiago une diversas zonas da Europa a Compostela, sendo seguida por milhões de pessoas das mais variadas partes da Europa, sendo o itinerário mais famoso o Caminho Francês, que atravessa o Nordeste de Espanha, mas também os Caminhos vindos de Portugal são bastante importantes, pois ligam o sul de Espanha ao norte atravessando a portuguesa cidade de Chaves
Os Caminhos existentes já têm as suas rotas delineadas desde a Idade Média.
* Caminho Francês; * Caminho Aragonês;* Caminho da Via da Prata;
* Caminho Primitivo;* Caminho do Norte;* Caminho Português, com várias alternativas;

* Caminho da Ria de Arousa; Caminho Inglês; * Caminho de Finisterra.
Só os Caminhos Inglês, Francês e Português chegam a Santiago de Compostela. Os outros vão-se juntando a estes. O Caminho Finisterra une Santiago ao Cabo Finisterra.
No território actualmente ocupado pela Catedral, existiu um povoado romano, que é identificado como sendo a mansão romana de Aseconia, existente entre a segunda metade do século I e o século V. O povoado desapareceu, mas permaneceu uma necrópole que esteve em uso, provavelmente até ao século VII.
O nascimento de Santiago, conforme é conhecido hoje, está ligado à presumível descoberta dos restos mortais do Apóstolo Santiago, entre 820 e 835, à elevação do nível religioso dos restos, à Universidade e, mais recentemente, à ascenção a capital da Galiza.
Segundo a tradição medieval, como aparece pela primeira vez na Concórdia de Antealtares (1077), o ermita Paio, alertado por luzes nocturnas que se produziam nos bosques de Libredão, avisou o Bispo de Iria Flávia, Teodomiro, que descobriu os restos de Santiago Maior e de dois dos seus discípulos no lugar onde posteriormente se levantaria Compostela, topónimo que poderia vir de Campus Stellae, ou seja "Campo de Estrelas", um eufemismo de cemitério; ou mesmo "[Ja]Com[e A]postol[u]".
A cidade foi destruída poor Al Mansur em 10 de Agosto de 997, que apenas respeitou a sepultura do Apóstolo.
O início da construção da Catedral Românica deu-se em 1075, o que aumentou o número de peregrinos.
Os Caminhos de Santiago são um denominador comum da cultura europeia, pelom que, numa Europa que mais que nunca pretende ser forte e coesa, estes itinerários são espaços públicos de convergência e harmonia, que devem ser respeitados e promovidos.
Neste Caminhos, qualquer Peregrino se sente um Cidadão do Mundo.


Eis o símbolo maior do Peregrino de Santiago!

Sem comentários: