segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PARQUE NACIONAL PENEDA-GERÊS

O Parque Nacional de Peneda-Gerês é considerado como único em Portugal. Está situado no extremo nordeste do Minho e faz fronteira com a Galiza, abrange os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real. Tem uma área de 70.292 hectares.
Uma atração turística por excelência, tem uma beleza indescritível e alto valor ecológico, com uma fauna constituída por cavalos selvagens, os famosos garranos, cervídeos, lobos e variadíssimas espécies de aves de rapina. Quanto à flora, esta também é muito variada, salientando-se os pinheiros, teixos, carvalhos, castanheiros e inúmeras espécies de plantas medicinais.
Este Parque vai da Serra do Gerês, a Sul, até à fronteira espanhola, depois de haver passado a Serra da Peneda, onde fica situado o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, que ali chama muitos peregrinos.
A natureza e o relevo, as variações de altitude, as influências atlânticas mediterrênica e continental traduzem-se na variedade e riqueza de um coberto vegetal único... mas todos os anos, quando chega o verão, temos a lamentar os trágicos incêndios que vão destruíndo um santuário natural que deveria ser mais cuidado e protegido pelo homem, seu princípal predador.
Uma das zonas de beleza indescritível é a Pedra Bela, de cujo miradouro se pode ficar estaziado com a luxuriante paisaigem.
As matas do Ramiscal, de Albergaria, do Cabril, todo o ale superior do rio Homem e a própria Serra do Gerês são um tipo de paisaigem que não tem nada comparável no País.
São terras onde já existiu o Urso pardo e a Cabra Montesa. Os Lobos ainda vagueiam naquele que é um dos seus territórios-abrigo. Há Águias Reais a sobressaír de uma enorme variedade de aves, enquanto na terra podemos vêr variadíssimos micro-mamíferos, como as Toupeiras-de-ágfua, répteis e anfíbios, e uma fauna aquática que inclui a Truta e o Salmão.
O passado traduz-se nos Castelos de Castro Laboreiro e do Lindoso, monumentos megalíticos que são testemunhas da ocupação romana.
Diz-se que a Ponte da Mizarela foi construída pelo demónio. Nesta ponte travou-se uma importante batalha contra os franceses, quando das invasões, em que o Povo saíu vitorioso.
Os lagos de Vilarinho das Furnas e da Caniçada, fruto das Barragens ali existentes, são uma paisaigem belíssima, sendo possível vêr-se a aldeia submersa no lago de Vilarinho.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês merece a vossa visita... que irá servir para a presevação do mesmo... ao mesmo tempo que irá proporcionar a utilização de umas termas bastante afamadas e procuradas por doentes vindos um pouco de todo o mundo. É especialmente recomendada para doenças de fígado, pulmões, obesidade, diabetes, colestrol, reumático e outras.
Santuário de Nossa Senhora da Peneda

Quem visita o Gerês, por certo que desejará voltar, pois toda a sua envolvente natural convida a uma visita mais demorada.

A gastronomia local é bastante apreciada.

Sem comentários: