domingo, 11 de abril de 2010

SÃO TOMÉ e PRÍNCIPE

.......................................Palácio Presisencial de S. Tomé
São Tomé e Príncipe é uma nação constituída por duas ilhas principais e alguns ilhéus menores, e está administrativamente dividida em sete distritos.
Em 2004 , São Tomé e Príncipe contava com 139.000 habitantes.
A Ilha de S. Tomé
, cuja capital é a cidade de São Tomé, tem uma população estimada em 133.600 habitantes numa área de 859 km².
A Ilha do Príncipe
, cuja capital é Santo António - é a ilha menor, com uma área de 142 km² e uma população estimada em 5.400 habitantes. Desde 29 de Abril de 1995 que a Ilha do Príncipe constitui uma região autónoma.
O ilhéu das Rolas
fica a poucos metros a sul da ilha de São Tomé, e apresenta a particularidade de ser atravessado pela linha do Equador .
.....................................Catedral de São Tomé
Quem viu o programa "NA ROÇA COM OS TACHOS", que a Televisão transmitia directamente de São Tomé, certamente se deslumbrou com as maravilhosas paisaigens que eram mostradas daquela antiga colónia portuguesa, independente desde 1975. ......................................lhéu das Rolas
São Tomé e Príncipe parece querer favorecer um turismo de qualidade, propondo um quadro único de descoberta, preservando o melhor possível as suas paisagens luxuriantes, a sua arquitectura singular e, sobretudo, a sua cultura calma.
São Tomé e Príncipe é um país em vias de desenvolvimento cuja economia é baseada essencialmente no cacau, no café, na pequena agricultura e na pesca.

...................................... Roça Agostinho Neto
Situado no Golfo de Guiné, sobre o Equador, a aproximadamente 220 quilómetros da costa ocidental africana, é o segundo estado mas pequeno de África, depois das Ilhas Seicheles.
O Arquipélago, de origem vulcânica, é constituído pelas ilhas de São Tomé com 854 Km² e pela ilha de Príncipe com 136 Km² e ainda por inúmeros ilhéus, com uma superfície total de 1001 Km².
.......................................Linha do Equador
Percorrendo as ilhas, no meio de uma vegetação exuberante, entrecortada por numerosos cursos de água e riachos, distinguem-se relevos acidentados de altitudes diferentes. Os mais importantes são: o Pico de S. Tomé com 2024 metros, o Pico Pinheiro, o Pico Calvário, o Pico Cabumbé, o Pico do Príncipe, o Pico Papagaio, e o Pico Cão Grande que constitui uma referência da paisagem local.
A população das Ilhas é mestiça, bastante aberta ao mundo e muito sorridente, gostando muito de intercambiar com os estrangeiros apesar de ter um forte indíce de pobreza.
..........
..
..............Bandeira e Escudo de S. Tomé e Príncipe

1 comentário:

Alexandre de Freitas - graduado e pós-graduado em ciências humanas. disse...

Parabéns pelo blog, gosto muito de cidades e lugares.
Escrevo sobre eles quanto tenho tempo.