sexta-feira, 12 de março de 2010

Por terras da Suiça...

Zurique é a maior cidade da Suiça e localiza-se no nordeste do país, no centro da zona germanófila da Confederação Helvética. Segundo os censos de 2002, tem apoximadamente 364 558 habitantantes, que fazem parte de uma região metropolitana que conta com 1.091.732 habitantes, ou seja, um sétimo dos 7,2 milhões de habitantes de toda a Confederação. É a cidade capital do Cantão de Zurique e faz parte da Suiça desde 1351.
A origem do nome estará, provavelmente, nas línguas celtas com a palavra Turus, pois os celtas colonizaram a área pelo menos desde 500 a.C. O nome romano da cidade era Turicum.
Zurique é o centro financeiro da Suíça e uma das bolsas de valores mais importantes da Europa. Em Zurique têm a sua sede numerosos bancos, tais como o UBS e o Credit Suisse, grandes seguradoras e empresas de alta tecnologia. Atualmente, cerca de um quarto das actividades da cidade estão ligadas ao sector financeiro.
A cidade foi destruída no século V pelos alamanos.
Tornou-se cidade imperial no ano de 1218, entrando para a Confederação Helvética em 1351 e vindo a obter enorme importância graças à aquisição de numerosos condados vizinhos e à grande prosperidade do seu artesanato têxtil.
Urico Zuinglio introduziu a reforma protestante em Zurique a partir de 1519. A cidade e o cantão foram governados pela rica burguesia protestante até à reforma liberal de 1830.
----------------------------- Zurique à noite
Zurique está localizada a 400 metros de altitude. Como primeira atração turística, destaca-se a famosa Bahnhofstrasse (rua da estação dos caminhos de ferro) e uma soma de lojas de produtos de luxo, apenas comparável com Londres e Nova Yorque.

Sem comentários: