quarta-feira, 22 de julho de 2009

VIAJANDO PELAS TERRAS DA FÉ!

Fachada principal da Basílica de Lurdes
*
Lourdes ou Lurdes (em francês Lourdes, em occitano gascão Lorda) é uma comuna francesa situada no departamento dos Altos Pirinéus, região do Midi-Pyrénées. Em 1999 contava com 15.203 habitantes e uma área geográfica de 37 quilômetros quadrados.
Lourdes é uma pequena cidade localizada no sudoeste da França, nos montes Pireneus, pertencente à diocese de Tarbes; um dos santuários marianos mais freqüentados.
No local das aparições passa o rio Gave; ao lado está o rochedo Massabielle. Esta rocha forma uma reentrância oval, que é a chamada gruta Massabielle, onde Nossa Senhora apareceu 18 vezes no ano de 1858.
Basílica de Nª. Srª. de Lurdes e pormenor da cidade
O dia 11 de fevereiro de 1858 foi a uma Quinta Feira, e foi um dia como outros. Era inverno e cerca das11 horas da manhã quando Bernadette observou que se tinha acabado a lenha. O pai estava ainda deitado. Não tinha trabalho. Economizava as forças para outro dia. 0 tempo não era nada convidativo para se sair de casa. Chuviscava e havia nevoeiro. A jovem apanhou a sua capa, chamou a irmã Antonieta Peyret (companheira de Bernardette) e convidou Joana Abadie, uma moça robusta e forte, para que as acompanhasse.
A mãe proibiu Bernardette de saír de casa com um rotundo "Bernadete, não". Ela pensava no frio que fazia e que poderia trazer conseqüências à asma de sua filha. Mas ela, carinhosamente, insistiu, dizendo-lhe que teria cuidado para não se molhar e que iria com o capuz branco e o xaile. A mãe concordou.
Saíram as três meninas no afã de cumprirem a tarefa. Passam pela pradaria do Paraíso, a ponte do canal que movimenta o moinho Savy, entram na pradaria do senhor La Fitte e chegam à ponta de areia do rio Gave. Do lado esquerdo levanta-se uma rocha íngreme com uma gruta na base. É a chamada gruta Massabieille . Embora seja chamada de gruta, na verdade ela é constituída de uma acentuada concavidade na rocha. A água do canal que movimenta os moinhos, banha-lhe o lado esquerdo e segue em direção ao Gave.
Joana passa para o outro lado do canal com um pequeno feixe de lenha na cabeça. Antonieta faz o mesmo, levando a lenha na mão. Como do outro lado as duas se manifestaram dizendo que a água do canal estava muito gelada, Bernadette permaneceu ali, sem saber o que fazer, receando pisar a água fria, por causa da asma, lembrando-se das recomendações de sua mãe.
A jovem Bernardete Soubirous, tinha então 14 anos. Sua família era muito pobre e a jovem, além de sofrer com a asma, também tinha enorme tendência para a tuberculose. Era uma moça quase sempre doente.
Enquanto as outras duas corriam pela praia do Gave a procura de lenha, ela depois de procurar sem êxito, um lugar melhor para atravessar, sentou-se na margem do canal, em frente à gruta, tirou uma das meias e preparava-se para tirar a meia do outro pé, quando de repente, ouviu um barulho, "como se fosse um sopro de vento". Não viu nada. Olhou para trás e observou que as folhas das árvores não se moviam.
Gruta de Massabieille
O
Apareceu então uma "luz suave" que iluminou profusamente todo aquele lugar sombrio e no meio dela, surge uma SENHORA maravilhosa, aparentando uma idade entre 16 e 18 anos, que estava de pé e vestia de branco; o véu que lhe cobria a cabeça descia até os pés; em redor da cintura tinha uma estreita faixa azul; no braço direito levava um terço; mantinha as mãos juntas e, nos pés, viam-se duas rosas douradas.
Abriu os braços num gesto de acolhimento, como quem convida à aproximar-se. A jovem fica espantada, quase como se tivesse medo, "não para fugir, explica melhor, mas pela emoção do inusitado e adorável encontro". Esfregou os olhos por diversas vezes, procurou inteirar-se que não era um sonho e que realmente estava diante de uma visão encantadora, que lhe sorria afetuosamente.
Eis o que contou Bernadette:
- "Coloquei a mão no bolso e encontrei o terço. Queria fazer o Sinal da Cruz, mas não pude levar a mão até a cabeça. A mão caiu-me. 0 espanto apossou-se de mim mais fortemente, a minha mão tremia. A visão fez o Sinal da Cruz. Então tentei a segunda vez já pude. Logo que fiz o Sinal da Cruz, a grande comoção que sentia desapareceu. Pus-me de joelhos e rezei o terço na presença dessa linda Senhora. A Visão fazia passar as contas do Seu Terço com os dedos, mas não mexia os lábios.
Quando acabei o terço, ELA fez um sinal para eu me aproximar. Mas não ousei. Então desapareceu de repente".
Depois deste extraordinário acontecimento, Bernadete sentiu uma imensa felicidade que envolveu completamente a sua alma de uma deliciosa satisfação que lhe tirava todas as forças, para qualquer iniciativa.
Atravessou o canal sem dificuldades, as águas estavam ligeiramente "aquecidas". Sentou-se numa das grandes pedras que se encontravam na entrada da gruta e permaneceu silenciosa e pensativa.
Regressaram as suas companheiras com uma boa provisão de lenha e começam a dançar e a pular na entrada da gruta, para comemorar o êxito da missão.
Não gostando de vê-las assim, para distraí-las pergunta:
- "Não viram nada"?
- "E tu, que é que viste"?
Ela compreende o mistério que acabara de acontecer e sentiu que teria que guardar este segredo, e por isso mudou de assunto:
- "Sois umas enganadoras. Vocês disseram que a água do canal estava fria, achei-a agradável, estava morna".
Antonieta e Joana não a levaram a sério, porque quando atravessaram o canal, a água estava tão gelada, que do outro lado tiveram que esfregar os pés, fazendo massagem para aquecê-los.
Esta foi a primeira aparição de Nossa Senhora de Lurdes, tornando aquela terra digna de ser incluída nos roteiros Marianos do mundo cristão! A par de Fátima, o Altar de Lurdes está a convidar à oração, à conversão e à paz entre os homens de boa vontade! Será o Terço de Maria a corda salvadora que vai resgatar as nossas vidas. Com ele, Maria pretende "tira-nos" do fogo do inferno.

Sem comentários: