quinta-feira, 9 de abril de 2009

A ÚLTIMA CEIA...

Jesus, na Última Ceia
Durante a Ceia em que Jesus quiz celebrar a Páscoa Judaica com os Seus Apóstolos, Ele instituiu o Sacramento da Eucaristia, quando partilhou o Pão e O Vinho, depois de os haver benzido e entregado aos que com Ele estavam à mesa. A partir daquele momento, o Pão e o Vinho transubstanciaram-se no Seu Corpo e Sangue, dado como alimento para a vida eterna.
Ao instituir a Eucaristia, pediu que se fizesse aquele gesto do partilhar do Pão e do Vinho em Sua Memória, porque Ele estaria connosco até à consumação dos séculos.
Momentos antes da Ceia, Jesus pegou num recipiente com água e uma toalha, baixou-se e lavou os pés a cada um dos presentes.
Pedro ainda protestou, mas Cristo disse-lhe: "Se não te lavar os pés não terás lugar comigo...", e Pedro respondeu, de imediato: "Senhor! Não me laves só os pés, mas também o corpo todo!"
Finda a Ceia, Jesus retirou-se para o Jardim das Oliveiras, para orar ao Pai, entrando então em profunda agonia pelo momento que estava para chegar. E alí que aqueles que O procuravam O foram encontrar, sendo então entregue por Judas, com o beijo da perfídia: "Judas... é assim, com um beijo, que entregas o Filho do Homem?".
Muitas vezes teremos sido protagonistas de gestos como o de Judas! Quantas vezes defraudámos um amigo... e isso será como um beijo traiçoeiro, igual àquele com que Cristo foi entregue aos Seus algozes !

A Quinta Feira Santa combina um amontoado de celebrações de vários acontecimentos bastante marcantes e importantes para o revigorar da fé dos cristãos, pois este é um dos tempos mais importantes da História da Salvação, iniciada em Belém de Judá, com o Nascimento de Jesus e acabará consumada com a Glória da Ressurreição, porque Cristo, vencendo a Morte, redimiu-nos pelo Seu sacrifício na Cruz lá no alto do Calvário.

1 comentário:

AFRICA EM POESIA disse...

Antonieta
Fiquei sem palavras ...
mensagens lindas e que tocam o coração.
um beijo e feliz páscoa...

beijos