sábado, 17 de janeiro de 2009

VADUZ... maquete ou cidade ?

Castelo de Vaduz
Na ânsia de conhecer o mundo, fui dar uma voltinha cibernética e pude conhecer o Fürstentum Liechtenstein, que será um dos mais pequenos estados independentes do mundo. Tem uma área de "quase" 160 km2, sendo menor que alguns concelhos portugueses. Está encravado em pleno coração da Europa e encontra-se rodeado pelos Alpes, sendo uma região bastante tranqüila, bucólica, que se poderá considerar como um " protectorado" da Suíça, da qual até depende monetáriamente, pois a moeda suiça é a que corre no Principado, que sobrevive económicamente graças ao seu estatuto de paraíso bancário, do turismo, das emissões filatélicas e de algumas importantes indústrias, especialmente ópticas.
Quem pretenda conhecer o Liechtenstein nem precisará de muito tempo para ver tudo.
A visita que hoje faço é apenas à capital do Principado, Vaduz.
Talvez se torne difícil de entender como poderão ainda existir "países" como este Principado do Liechtenstein, que é um minúsculo território monárquico, semi-autónomo, e está totalmente dependente dos seus vizinhos Suíça, Austria e Itália para quase tudo .
Pode-se dizer que está situado mesmo no centro da Europa.
O Principado do Liechtenstein não tem eleições, sendo o poder transmitido sempre de pai para filho.
É à Dieta, composta por duas Câmaras, que é cometido o governo do Principado.
Aproximadamente a quinta parte do território é povoada de florestas, dedicando-se o resto à agricultura, principalmente o trigo, o tomate, as batatas, as macieiras, as pereiras e as uvas, que produzem o excelente vinho "Vaduzer Turkel".
Apesar de diminuto, este pequeno principado encontra-se dividido em 11 regiões administrativas, a saber: Balzers, Eschen, Gamprin, Mauren Planken, Ruggell, Schaan, Schellenberg, Triesen, Triesenberg e Vaduz, sendo nesta última região que encontramos a sua capital, Vaduz, com cerca de 31 mil habitantes.
Pode-se dizer que Vaduz é, na prática, pouco mais que uma das nossas vilas, e as duas ruas Städtle e Äulestrasse, são as artérias principais e concentram a maior parte da cidade.

Os locais mais interessantes, que valem bem ser visitados, são o Museu das Artes Staatliche Kunstsammlung e o Museu do Selo, onde há milhares de selos, desde 1912.
No entanto, aconselha-se uma visita à Casa Vermelha de Vaduz (Roth House), ao Castelo, à Catedral, à Câmara...
Os maiores encantos do Principado vêem-se durante o inverno, quando as montanhas em volta se transformam num imenso tapete branco, convidando à prática do sky.

A língua oficial do Liechtenstein é o Alemão, mas qualquer natural fala, fluentemente, o Italiano, o Francês ou o Inglês. Há também uma boa comunidade de língua portuguesa e fala-se igualmente um dialeto local, que é muito utilizado pelos habitantes locais.
Pode-se dizer que não existirá uma culinária típica do Liechtenstein, pois os pratos aqui servidos são bastante influenciados pela culinária dos países vizinhos. São populares os pratos com batatas assadas, as deliciosas linguiças ou as tradicionais salsichas de vários tipos, além também haver bons queijos de bastante qualidade, todos bastante deliciosos. Normalmente, as refeições são sempre acompanhadas com os bons e afamados vinhos locais.
O Chocolate aqui produzido é igualmente muito bom, e pode ser encontrado em grande quantidade no Principado.
Para quem gosta de casas de bonecas... este é um País de brincar... para encantar.

Sem comentários: