Viana do Castelo é uma cidade do século XIII (fundada em 1258), mas também nela poderá encontrar as ruínas de uma citânea pré-romana no monte de Santa Luzia.
A história da criação de Viana da Foz do Lima, como era chamada , deve a sua fundação a D. Afonso III, que lhe concedeu foral em 18 de Julho de 1258, fazendo erguer junto à foz uma robusta torre de modo a afastar os piratas provenientes da Galiza e Norte de África, que frequentavam esta região.
É difícil resistir ao encanto da cidade de Viana do Castelo, quando a luz clara cria sombras geométricas por entre os majestosos edifícios históricos, onde os estilos manuelino, barroco, revivalista e art-déco predominam.
É difícil resistir ao encanto da cidade de Viana do Castelo, quando a luz clara cria sombras geométricas por entre os majestosos edifícios históricos, onde os estilos manuelino, barroco, revivalista e art-déco predominam.
As ruas e ruelas do centro histórico, um dos mais belos e bem conservados do Pais, chamam a nossa atenção, quer pelas belas fachadas armoriadas, quer pelos painéis de azulejos preciosos no traço e na cor, constituindo um autêntico compêndio da história da arquitectura em Portugal.
Viana do Castelo também desperta a atenção de todos pela sua dinâmica cultural.
Entre uma ida a um espectáculo musical ao ar livre e assistir a uma peça de teatro, ópera ou dança, no Teatro Municipal Sá de Miranda, deixe-se seduzir pelas sonoridades do Festival de Jazz e do Festival de Blues, ou maravilhar-se com os encontros literários da Expo-Feira do Livro.
A citânia de Santa Luzia, a Matriz Medieval, os Antigos Paços do Concelho, a quinhentista Casa da Misericórdia e o Chafariz Quinhentista. Trata-se de um fontanário em granito de dupla taça e tanque, construído em 1559.
Merecem uma especial visita a Catedral, um edifício de estilo gótico construído ao longo do século XV e a Igreja das Almas, do século XIII, entre outros, que são marcos importantes de um passado com História.A malha urbana do centro forma um rectângulo, delimitado pelo traço antigo da muralha. Aqui cruzam-se vielas estreitas, com artérias mais largas voltadas ao rio Lima.
A melhor forma de se conseguir perceber a cidade é... percorrê-la a pé ou então subir ao monte de Santa Luzia, com vista sobre a urbe que se desenvolve lá em baixo. É no alto deste monte que se localiza a Basílica do Sagrado Coração de Jesus ou de Santa Luzia, cuja construção se iniciou em 1903. O centro histórico é bem delimitado e aqui misturam-se e sobrepõem-se estilos diferentes, desde o manuelino até o barroco. Preserva-se um conjunto impressionante de casas nobres e de praças
Sede de Conselho e Capital de distrito, a cidade de Viana do Castelo, conhecida por " princesa do Lima " situa-se na margem direita do rio Lima, junto à foz a cidade estende-se entre o mar e o rio em terreno quase plano.
A construção naval é a sua actividade industrial mais importante, sendo também importantes as celuloses e o ramo alimentar.
Não podemos deixar de visitar a Igreja da Misericórdia, com um rtico interior em azulejos e altares em talha dourada e com frontaria típica da arquitectura quinhentista portuguesa. Em frente fica o famoso Chafariz Quinhentista.
As festas da Senhora da Agonia, como desde há um século é classificada a romaria, são pomposas, revestidas de brilhantismo e de grande solenidade religiosa. As touradas, os fogos de artifício, as serenatas, os gigantones, os cabeçudos e as bandas de música animam as ruas da cidade e dão as boas-vindas aos visitantes.
O apogeu desta festa é atingido nas tardes de sexta-feira, sábado e domingo, quando as procissões e os desfiles percorrem as ruas da cidade. À noite, domina o fogo de artifício, música e os bailes.
Brasão da cidade de Viana do Castelo
Sem comentários:
Enviar um comentário