quinta-feira, 29 de outubro de 2009

VIANA DO CASTELO - CIDADE ENCANTO

Viana do Castelo é uma cidade do século XIII (fundada em 1258), mas também nela poderá encontrar as ruínas de uma citânea pré-romana no monte de Santa Luzia.
A história da criação de Viana da Foz do Lima, como era chamada , deve a sua fundação a D. Afonso III, que lhe concedeu foral em 18 de Julho de 1258, fazendo erguer junto à foz uma robusta torre de modo a afastar os piratas provenientes da Galiza e Norte de África, que frequentavam esta região.
É difícil resistir ao encanto da cidade de Viana do Castelo, quando a luz clara cria sombras geométricas por entre os majestosos edifícios históricos, onde os estilos manuelino, barroco, revivalista e art-déco predominam.
As ruas e ruelas do centro histórico, um dos mais belos e bem conservados do Pais, chamam a nossa atenção, quer pelas belas fachadas armoriadas, quer pelos painéis de azulejos preciosos no traço e na cor, constituindo um autêntico compêndio da história da arquitectura em Portugal.
Viana do Castelo também desperta a atenção de todos pela sua dinâmica cultural.
Entre uma ida a um espectáculo musical ao ar livre e assistir a uma peça de teatro, ópera ou dança, no Teatro Municipal Sá de Miranda, deixe-se seduzir pelas sonoridades do Festival de Jazz e do Festival de Blues, ou maravilhar-se com os encontros literários da Expo-Feira do Livro.

A citânia de Santa Luzia, a Matriz Medieval, os Antigos Paços do Concelho, a quinhentista Casa da Misericórdia e o Chafariz Quinhentista. Trata-se de um fontanário em granito de dupla taça e tanque, construído em 1559.

Merecem uma especial visita a Catedral, um edifício de estilo gótico construído ao longo do século XV e a Igreja das Almas, do século XIII, entre outros, que são marcos importantes de um passado com História.
A malha urbana do centro forma um rectângulo, delimitado pelo traço antigo da muralha. Aqui cruzam-se vielas estreitas, com artérias mais largas voltadas ao rio Lima.
A melhor forma de se conseguir perceber a cidade é... percorrê-la a pé ou então subir ao monte de Santa Luzia, com vista sobre a urbe que se desenvolve lá em baixo. É no alto deste monte que se localiza a Basílica do Sagrado Coração de Jesus ou de Santa Luzia, cuja construção se iniciou em 1903. O centro histórico é bem delimitado e aqui misturam-se e sobrepõem-se estilos diferentes, desde o manuelino até o barroco. Preserva-se um conjunto impressionante de casas nobres e de praças
Sede de Conselho e Capital de distrito, a cidade de Viana do Castelo, conhecida por " princesa do Lima " situa-se na margem direita do rio Lima, junto à foz a cidade estende-se entre o mar e o rio em terreno quase plano.
A construção naval é a sua actividade industrial mais importante, sendo também importantes as celuloses e o ramo alimentar.
Não podemos deixar de visitar a Igreja da Misericórdia, com um rtico interior em azulejos e altares em talha dourada e com frontaria típica da arquitectura quinhentista portuguesa. Em frente fica o famoso Chafariz Quinhentista.
As festas da Senhora da Agonia, como desde há um século é classificada a romaria, são pomposas, revestidas de brilhantismo e de grande solenidade religiosa. As touradas, os fogos de artifício, as serenatas, os gigantones, os cabeçudos e as bandas de música animam as ruas da cidade e dão as boas-vindas aos visitantes.
O apogeu desta festa é atingido nas tardes de sexta-feira, sábado e domingo, quando as procissões e os desfiles percorrem as ruas da cidade. À noite, domina o fogo de artifício, música e os bailes.
Brasão da cidade de Viana do Castelo

Sem comentários: