Valência foi fundada pelos Romanos em 138 a.C., sendo consul Décimo Júnio Bruto Galaico, que lhe deu o nome de Valentia Edetanorum. É uma das mais antigas cidades de Espanha. Em meados do século I verificava-se na cidade um enorme crecimento urbano, em virtude de ali existir um belíssimo porto.
Começou a formar-se uma comunidade cristã primitiva cerca do século IV. No século V sofreu as primeiras investidas dos povos germânicos - especialmente Visigodos - que trataram de conquistar a urbe e adaptar os edifícios romanos às necessidades de uma cidade cristã.
A época de maior explendor de Valência acontece com Abd al-Allah, filho do 1º. Emir de Córdova, que se instalou em Balansiya - nome árabe de Valência - e exerceu um governo autónomo na área, trazendo a sua língua, religião e costumes, que convivem com os habitantes originais, os Moçárabes, que eram herdeiros da cultura hispanoviosigoda e tinham como religião o cristianismo e como língua o moçárabe.
Após o século VIII, sob governo de Agréscio, a cidade é sitiada e acontece a conquista muçulmana, sofrendo a cidade um novo surto de desenvolvimento. Para tanto houve um entendimento entre Agréscio, o defensor, e Tarik, o atacante, para que se fizesse a capitulação e entrega da cidade aos sitiantes, protegendo-se assim a vida e bens dos cristãos, que foram poupados, como veio a acontecer 500 anos após, mas em sentido contrário.
Fallas de Valência |
Valência é uma cidade bastante festivaleira, sendo algumas das principais festividades as seguintes:
- JANEIRO: - Festas de Santo Antão e São Vicente de Saragoça;
- MARÇO: - Festas de São José, as conhecidas e afamadas Fallas de Valência;
- ABRIL: - Semana Santa e Dia de São Vicente Ferrer - Patrono da Comunidade Valenciana;
- MAIO: - Festa das Cruzes; Virgem dos Desamparados e Corpus Christi;
- JUNHO: - Festas Juninas;
- JULHO: - Feira de Julho;
- OUTUBRO: - Dia da Comunidade Valenciana (09) e de São Dionísio, Papa.
Também há em Valência muito desporto ao ar livre, salientando-se o golf, a vela, o windsurf... além da menina dos olhos da cidade que é o novo circuito urbano onde se disputam os grandes prémios de Fórmula 1.
A gastronomia valenciana é conhecida mundialmente, pois a cidade oferece uma cozinha mediterrânica de óptimo sabor.
No início do século XX, Valência era uma cidade bastante dada às coisas da indústria. Havia desaparecido a seda... mas havia a produção de peles e couro, das madeiras e da metalurgia, dos produtos alimentares, dos quais se salienta a exportação de vinhos e citrinos de excepcional qualidade.
Havia a pequena empresa, mas cada vez mais se caminhava para a mecanização e para as grandes empresas.
Foi uma época em que se construíram edifícios de destacado estilo modernista, como a Estacion del Nord, os mercados Central e de Colombo.
Palácio da Música |
Quando se deslocar a Valência, não esqueça que estará numa cidade que relata 22 séculos de história. Ao tocar a muralha árabe, está a sentir nas mãos milhares de anos da história de Valência.
Valência merece a nossa visita e oferece-nos praias estupendas como La Malvarrossa; Cabanyal; Pinedo; L'Arbre del Gos; El Saler; La Garrofera; La Devesa ou Perellonet.
Brasão de Valência |