terça-feira, 3 de dezembro de 2013

SALVÉ, RAINHA DE PORTUGAL...

 
Não sei se alguma vez os portugueses de agora se interrogaram sobre a responsabilidade que D. João IV lhes deu, no momento em que prescindiu da Coroa de Portugal  para com ela coroar Nossa Senhora da Conceição como Rainha de Portugal. Será que alguma vez se perguntaram o porquê desta decisão real, que a partir daí retirava do protocolo da tomada de posse como monarca o cerimonial da coroação? Sei que não, daí o motivo para hoje a minha viagem ser ao coração dos que aceitam Maria como Mãe de Deus e dos Homens e a aclamam como Rainha dos Céus e da Terra, com especial predilecção pela terra portuguesa que adoptou como Sua.

 
Quando o Anjo visitou a Virgem, para lhe anunciar que iria  ser a Mãe Divina do Salvador, começou por lhe pedir para não temer, porque todas as maravilhas que lhe iriam acontecer eram fruto do Espírito de Deus, que descera sobre ela e a inundou com a Sua Graça:
"AVÉ, MARIA, Ó CHEIA DE GRAÇA! O SENHOR DEUS É CONTIGO E BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE...!"
 

 
É aqui que a Rainha da Divina Graça pronuncia o seu 'FIAT', que queria dizer SIM! Mas continuou: 'FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA'... "E O VERBO DIVINO ENCARNOU, E HABITOU ENTRE NÓS!" 
 


 Bênção de Nossa Senhora do Carmo

Nossa Mãe Santíssima do Carmo
Nos dê sua misericordiosa bênção
Seja a causa de nossa alegria
Consolo em nossas penas
nosso perpétuo socorro.
Consolo em nossas penas ,
nosso perpetuo socorro. Amém.

Deus vos Salve nuvem 

Deus vos salve nuvem vista do Carmelo
Para todo mundo prenuncio o mais belo
Foi nessa figura que Elias viu
Que o povo devoto já nos distinguiu.
 
 
No dia 16 de julho, celebra-se na Igreja Católica, a memória de Nossa Senhora do Carmo, um título da  Virgem Maria que remonta ao século XIII, quando, no monte Carmelo, Palestina, começou a formar-se um grupo de eremitas. Estes, querendo imitar o exemplo do profeta Elias, reuniram-se ao redor de uma fonte chamada "fonte de Elias", e iniciaram um estilo de vida que, mais tarde, se estenderia ao mundo todo. Devido ao lugar onde nasceu, este grupo de ex-cruzados e eremitas foi chamado de "carmelitas". A história nos assegura que os eremitas construíram também uma pequena capela dedicada à Nossa Senhora que, mais tarde, e pela mesma circunstância de lugar, seria chamada de "Nossa Senhora do Carmo" ou " Nossa Senhora do Carmelo". Os carmelitas viram-se obrigados a emigrar para a Europa, para continuar a própria vida religiosa e lutar por seu espaço entre as várias ordens mendicantes. O título de Nossa Senhora do Carmo está unido ao "símbolo do escapulário".
 
 
Em agradecimento pela vitória da Batalha de Muret, Simon de Monfort construiu o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora da Vitória. Em 1572, o Papa Pio V instituiu "Nossa Senhora da Vitória" como uma festa litúrgica para comemorar a vitória da Batalha de Lepanto. A vitória foi atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na Praça de São Pedro, em Roma, para o sucesso da missão da Liga Santa contra os Turcos Otomanos no Oeste da Europa.  Em 1573 o Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para "Festa do Santo Rosário" e esta festa foi estendida pelo Papa Clemente XII à Igreja Universal. Após as reformas do Concílio Vaticano II,  a festa foi renomeada para Nossa Senhora do Rosário. A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7 de Outubro,  aniversário da batalha de Lepanto.
 
 
Será que não nos apercebemos que com o Santíssimo Nome de Maria podemos abraçar o Mundo? Até nos países muçulmanos a Mãe de Deus é digna de devoção... de um modo que nos deveria envergonhar por esquecer a Virgem de um modo tão acentuado, pois muitos nem sabem recitar a Avé Maria, quanto mais a Salvé Rainha ... e isso entristece o coração da Mãe de Deus.

 
No próximo dia 08 de Dezembro, festa da Imaculada Conceição, pára um pouco para pensar o que significa Maria na tua vida! Se vires que esta viagem Mariológica te pode voltar a teres confiança na Mãe de Deus e Mãe dos Homens, então valeu a pena teres efectuado esta viagem, que desejo seja uma recordação perene na tua vida.
MÃE DO CORAÇÃO IMACULADO, FAZEI O NOSSO CORAÇÃO IGUAL AO VOSSO!