quarta-feira, 15 de maio de 2013

LEIRIA, DAS SOMBRAS AMIGAS...


Leiria... a cidade e o Castelo
Leiria é a cidade portuguesa capital do distrito do mesmo nome, que se encontra situada na Região Centro e sub-Região do Pinhal Litoral, com aproximadamente 55 500 habitantes.
A cidade de Leiria tem sete freguesias inseridas na sua mancha urbana e fica distante cerca de 70 km da cidade de Coimbra.
Leiria é o principal centro urbano do Pinhal Litoral e da comunidade urbana de Leiria, assim como um importante centro de comércio, serviços e indústria.
O município tem 565,1km² de área e 126 879 habitantes, segundo o censo do INE de 2011, e está subdividido em 29 freguesias, sendo limitado a norte/nordeste pelo concelho de Pombal, a leste pelo de Ourém, a sul pelos municípios da Batalha e de Porto de Mós, a sudoeste pelo de Alcobaça e a oeste pelo concelho da Marinha Grande. Tem uma faixa costeira a ocidente banhada pelo Oceano Atlântico

A cidade é banhada pelos rios Lis e Lena e o Castelo de Leiria é
o seu monumento mais notável.

Vista a partir do Castelo
O primeiro Foral foi concedido ao concelho de Leiria pelo primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, no ano de 1142, então com o nome de Leirena. 
A gastronomia é muito variada e tem tradições reconhecidas.

Morcela de arroz, com batata e grelos
Pratos Regionais - Morcela de Arroz;  Negritos;  Lentriscas; Bacalhoada com migas; Bacalhau com feijão frade; Ossinhos; Fritada Cabrito; Feijoada Leitão; Chanfana; Fritada dos peixinhos; Chanfana (Chainça); Bacalhau com Chícharos - (Santa Catarina da Serra )
Brisas do Lis
Doces RegionaisBrisas do Lis; Lampreia de Ovos; Ovos Folhados; Bolinhos de Pinhão; Castanhas queimadas; Canudos de Leiria; Doce de amêndoa; Filhós de abóbora.

O concelho é historicamente rico, como o testemunham o Castelo da cidade ou o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.
Senhora da Encarnação
Na sua região, Leiria dispõe ainda, das maravilhosas Termas de Monte Real, de praias como a do Pedrógão, da Lagoa da Ervideira ou da mata municipal dos Marrazes, ficando relativamente perto as cidades históricas de Coimbra, de Tomar, de Torres Novas ou Santarém, além dos magníficos centros urbanos de Fátima, Entroncamento, Ourém, Abrantes ou Rio Maior, estes não pertencentes ao distrito.
Os portos da Figueira da Foz e de Peniche distam cerca de 50 km e 80 km, respectivamente.
Destaque-se a sua feira anual, que se realiza entre os dias 1 e 25 de Maio, e se integra numa ampla tradição da região.
O feriado municipal ocorre no dia de Nossa Senhora da Assunção, ou seja a  22 de Maio.

O Castelo de Leiria é, além de um local com interesse histórico, um excelente local para eventos culturais. Situada perto do Castelo, a Igreja de São Pedro, um templo de traça romana que é usado como um dos locais do Festival Anual de Música. Leiria tem também a casa de Mimo - Museu da Imagem em Movimento - e o Museu do Moinho do Papel, a primeira fábrica de papel em Portugal.
O Teatro Miguel Franco, no antigo Mercado de Sant'Ana e o Teatro José Lúcio da Silva são espaços votados ao teatro, apresentações de música e dança, bem como ao cinema.
Moinho de Papel

A cidade é o berço de vários poetas portugueses, como sejam Afonso Lopes Vieira e Francisco Rodrigues Lobo, dando este o seu nome à praça central... e a praça Rodrigues Lobo é o lar de uma próspera 'cultura de cafés', bem como um local onde regularmente se realizam eventos culturais. Outros poetas de Leiria: El-Rei D. Dinis, com as suas 'Cantigas de Amigo',  Acácio de Paiva, José Marques da Cruz, Carlos Eugénio, Gentil Ferreira de Sousa, José Daniel R. da Costa, Américo Cortez Pinto, José Ribeiro de Sousa, António Sá Pessoa e tantos outros.
O escritor Eça de Queirós escreveu em Leiria o seu romance realista 'O Crime do Padre Amaro',  publicada em 1875. Também Miguel Torga residiu em Leiria, onde exerceu medicina e escreveu.
Existemem Leiria, ainda hoje,  as casas onde viveram os escritores.